Veja 7 documentos que podem aumentar sua aposentadoria do INSS 

O trabalhador que precisa provar o valor de seu salário ao INSS tanto no pedido de aposentadoria, quanto no pedido de revisão em busca de um benefício maior, pode buscar alguns documentos que comprovem valores maiores do que os já cadastrados no Cadastro Nacional de Informações Sociais (Cnis).

Confira os documentos indicados por especialistas para a correção dos valores das contribuições previdenciárias.

Ficha financeira da empresa

As fichas são documentos contábeis da empresa que compravam os valores gastos com a remuneração de seus empregados. Ela deve estar assinada pelo empregador. Você pode encontrá-las nas empresas onde você trabalhou.

Atualização de salários na carteira profissional

É importante que todos os dados de seu salário estejam atualizados em sua carteira de trabalho. Por isso, toda mudança de valores deve estar anotada no documento e assinada pelo empregador.

Contracheque ou Holerite

O contracheque ou holerite é um documento que detalha ao trabalhador tudo o que está sendo pago ou descontado Isso inclui impostos, contribuições previdenciárias e sindicais, abonos e gratificações. Deve ser fornecido pelo empregador a todos os seus funcionários.

Contrato de trabalho temporário

Na modalidade de contrato temporário, sua carteira de trabalho não é assinada. Por isso, para comprovar o quanto recebeu nessa atividade, o trabalhador pode apresentar o contrato assinado pelo empregador que detalha as informações do trabalhado temporária. 

Extrato do FGTS

Todo trabalhador registrado no regime CLT tem direito ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Fundo que fica na Caixa Econômica Federal onde o empregador deposita uma porcentagem do salário bruto mensalmente para cada trabalhador, que fica resguardado em caso de demissão sem justa causa.

Rais

A Relação Anual de Informações Sociais (Rais) é um documento para comprovação de tempo de serviço para aposentadoria, para concessão do pagamento do abono salarial e cálculo de FGTS. Onde encontrar: no site do Ministério do Trabalho: https://www.gov.br/pt-br/servicos/solicitar-vinculos-empregaticios-da-rais.

Caged

O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) é uma fonte para comprovação de tempo de serviço para aposentadoria e outras finalidades. Onde encontrar: no site do Ministério do Trabalho: https://www.gov.br/pt-br/servicos/solicitar-vinculos-empregaticios-do-caged.

 

*Fonte: Folha de São Paulo 

Previdência Social