Uso do FGTS para empréstimos sairá apenas em setembro

A Caixa Econômica Federal vai levar dois meses para por em prática o uso do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) como garantia para empréstimos consignados. Esta medida que protege os bancos contra calote deveria está em vigor desde 30 de março, quando o governo da presidente afastada Dilma Rousseff mandou a Medida Provisória (MP) ao Congresso.

Segundo o governo o FGTS  só vai estar disponível, apenas em setembro, ou seja, o trabalhador que deseja usar 10% do saldo do FGTS e a totalidade da multa rescisória como garantia para um empréstimo consignado ainda não vai ter essa opção, pois o sistema que permitiria aos bancos criar a linha não foi desenvolvido pela Caixa.

A grande parte do consignado é destinado a funcionários públicos, aposentados e pensionistas do INSS, que respondem por mais de 90% do que foi desembolsado.

Um dos objetivos do Governo é que os juros do consignado com garantia do FGTS sejam semelhantes aos cobrados nas operações para os aposentados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), de 2,34% ao mês.

Previdência Social