Um em cada quatro servidores públicos federais no Brasil é professor

Professores são um em cada quatro servidores federais na ativa. Ao todo, são 145,3 mil trabalhando em universidades, institutos federais e escolas. O total de funcionários públicos na ativa é de 603 mil. Os números não levam em conta os militares, e foram registrados em julho de 2020.

As informações são do Painel Estatístico de Pessoal (PEP), mantido pelo Ministério da Economia. Elas foram analisadas pelo (M)Dados, núcleo de jornalismo de dados do Metrópoles.

A reforma administrativa proposta pelo governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) atinge em cheio o servidor público federal civil ao criar, por exemplo, mecanismos para demissão por mau desempenho. Para entender quem será mais impactado, é útil ver como é formado o contingente de servidores.

Grande parte dele é de professores, maior categoria dentro do serviço público federal. Como não são enquadrados como categoria com funções de Estado, os professores contratados após a aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC), caso o Congresso a aprove, estarão sujeitos a todas as mudanças propostas pelo Ministério da Economia.

A categoria de professores é composta por 25 carreiras diferentes. A maior dela é de professor de magistério superior, com 86,7 mil pessoas. Em seguida vêm os professores de ensino básico técnico e tecnológico. O próximo gráfico mostra como é a distribuição dos professores em cada categoria.

*Com informações, Metrópoles

Previdência Social