Três pessoas são presas em operação da PF contra fraude no INSS

Três pessoas foram presas, na manhã desta terça-feira (12), em operação da Polícia Federal (PF), com o objetivo de desarticular associação criminosa que fraudava o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), em Minas Gerais.

Além dos mandados de prisão preventiva, a PF cumpriu quatro mandados de busca e apreensão nos municípios mineiros de Coronel Fabriciano, Timóteo, Jaguaraçu e Belo Oriente.

Segundo a investigação, o grupo criminoso falsificava certidões de nascimento, documentos de identidade e comprovantes de residência para criar pessoas fictícias no intuito de obter vantagem ilícita previdenciária.

As fraudes envolviam a concessão de benefícios previdenciários, sendo a maioria de amparo ao idoso de baixa renda, e o procedimento de “prova de vida”, que era realizado pelos próprios investigados.

A Polícia Federal estima que o prejuízo sofrido pela União com o esquema da quadrilha pode ultrapassar a marca de R$ 11,7 milhões.

Os criminosos serão autuados pela prática dos crimes de estelionato qualificado e associação criminosa, cujas penas de reclusão variam de 2 anos e 4 meses a 9 anos e 7 meses.

*Com informações do portal Estado de Minas

Previdência Social