Transição para as mulheres pode ser mais longa

A equipe que prepara a proposta de Reforma da Previdência a ser entregue ao Congresso Nacional sugeriu a ampliação do período de transição para mulheres e professores. A ideia será avaliada pelo presidente Michel Temer assim que ele retornar de sua viagem à China.

O plano do governo é estabelecer uma idade mínima de 65 para os trabalhadores do setor privado, que hoje em dia se aposentam precocemente, antes mesmo de completar 60 anos de idade.

Segundo informações divulgadas pelo Jornal Folha de São Paulo, o presidente quer estabelecer um modelo mais rigoroso para as mulheres e professores. Pela proposta que está sendo desenhada, Temer solicitou que fosse estabelecida a idade mínima de 65 anos para os homens e 63 anos para os outros dois grupos (mulheres e professores).  No entanto a equipe que estuda a reforma, sugeriu definir idade igual para todos.

As novas regras seriam aplicadas integralmente para as mulheres de até 45 anos de idade e para homens de até 50 que estariam distantes da idade mínima para se aposentar. Já os trabalhadores com idade acima no momento da aprovação da reforma, devem entrar na regra de transição que os obriga a pagar uma espécie de pedágio, trabalhando de 40% a 50% a mais até completar a idade.

Previdência Social