Transformação digital já ultrapassa marca dos 500 novos serviços no ano

O governo federal superou em 20% a meta da transformação digital de serviços públicos neste ano. Ao todo, 503 novos serviços com acesso online foram contabilizados desde janeiro pela Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia, responsável pelo trabalho no governo federal. 

Os trabalhos como carteira de trabalho, solicitação de aposentadoria por tempo de contribuição, certificado internacional de vacinação e profilaxia, carteira estudantil e carteira de trânsito são alguns de maior impacto entre a população brasileira. 

A digitalização proporcionou todos os serviços mais céleres para o cidadão. Com os resultados de transformação digital desde janeiro, R$ 1,7 bi deixa de ser gasto anualmente pelo governo e pela sociedade.

A redução da burocracia é outro indicador que passou este ano a ser contabilizado pela Secretaria de Governo Digital. A estimava e de que 146,8 milhões de horas/ano deixam de ser gastas pelas pessoas para obter serviços do governo federal. A meta até 2022 é ter 100% dos serviços do governo federal transformados em digitais, o que deve representar uma economia anual de R$ 7 bi. 

 

*Com informações do Ministério da Economia 

 

Previdência Social