Trabalhadores são resgatados na Chapada dos Guimarães

Dois trabalhadores que estavam em condição análoga a de escravos foram resgatados, pelo Grupo Especial de Fiscalização Móvel (GEFM) da Secretária Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, no município da Chapada dos Guimarães (MT).

Eles foram encontrados na obra de uma residência no condomínio Morro dos Ventos em condições degradantes de trabalho e moradia.

A operação teve parceria com a Defensoria Pública da União, agentes da Polícia Civil do estado de Mato Grosso e do Ministério Público do Trabalho.

Os dois homens que trabalhavam e ficavam alojados na obra, não tinham um local que oferecia condições de higiene e conforto para servir como habitação. Dormiam em local feito com estrados de madeira sobre blocos de cimento, onde colocavam colchões velhos ou espumas. Também não tinham água potável, os banheiros não tinham condições de uso, faltavam chuveiros, mobiliário básico, além de problemas de segurança na obra, deixando os trabalhadores expostos a acidentes.

Os empregados também não tinham carteira assinada e, portanto, acesso a direitos trabalhistas e previdenciários.

O dono da obra foi obrigado a pagar os direitos devidos por conta da rescisão forçada e dos prejuízos causados pela falta de formalização da contratação e também recebeu autuações por 29 infrações trabalhistas diferentes. 

 

Previdência Social