Trabalhadores preferem ganhar menos para ficar perto de casa

Trabalhadores ganhariam menos para trabalhar perto de casa. Essa é a conclusão da pesquisa realizada pela Alelo, em parceria com o Ibope Conecta, que revela que a cada cinco trabalhadores um estaria disposto a ganhar menos ou a assumir um cargo inferior para que seu trabalho fosse mais próximo da sua residência.

A distância entre a casa e o local e trabalho é um fator determinante para os trabalhadores, é o que revelam os dados da pesquisa em que 22% dos entrevistados afirmam que mudariam de emprego com certeza, 43% dizem que talvez mudassem e 35% não mudariam.

O desgaste do dia a dia no trânsito é um dos principais motivos que despertam o descontentamento do trabalhador em não estar perto de casa. Os dados da pesquisa informam que Salvador, por exemplo, é o Estado que tem o maior índice de trabalhadores que mudariam de emprego para ficar mais perto de casa com 29%. Rio de Janeiro vem em segundo lugar com 28% dos entrevistados. Na sequência estão São Paulo com 24% e Belo Horizonte com 23%. Seguem empatados Curitiba, Recife e Brasília com 20%. Porto Alegre tem 18% dos entrevistados e Goiânia, em último lugar, com 16%.

Em contraponto, Goiânia e Porto Alegre têm o mesmo índice:42% das pessoas afirmam que não mudariam de emprego. Na sequência vem Recife (40%), Curitiba (38%), Brasília (35%), São Paulo (33%), Salvador (32%), Rio de Janeiro (30%) e Belo Horizonte (29%). É preciso ressaltar que Porto Alegre é o Estado em que se perde menos tempo no trânsito.

A pesquisa foi realizada de maneira virtual com 2.450 pessoas, sendo 48% homens e 52% mulheres, todas economicamente ativas, com uma idade média de 36 anos (intervalo observado: de 18 a 60 anos) e residentes em 9 capitais – São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife, Curitiba, Salvador, Brasília e Goiânia.

 

 

Previdência Social