Temporários do INSS poderão fazer trabalho remoto

Servidores temporários selecionados pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para ajudar a reduzir a fila de pedidos em análise poderão exercer suas atividades de forma remota. A autorização consta de uma portaria conjunta publicada nesta quarta-feira (dia 12) pelas diretorias de Gestão de Pessoas e Atendimento do órgão.

A reabertura das unidades da Previdência Social vem sendo adiada desde junho, e a previsão mais recente é que os postos voltem a funcionar apenas em 24 de agosto. Com isso, a portaria abre a possibilidade para que, em caso de necessidade, esses profissionais comecem a trabalhar de casa, ajudando no atendimento do chat da assistente virtual do INSS, por exemplo. O texto prevê, porém, que o trabalho remoto não será obrigatório.

“Entendo que não há violação às regras do Edital e do Contrato, dada a situação excepcional de pandemia vivida no Brasil, o exercício das atividades de forma remota pelos contratados, desde que reste plenamente demonstrado o interesse público para a antecipação do início das atividades para momento anterior ao da reabertura das Agências do INSS, medida esta que não poderá ser imposta mas oferecida aos contratados, considerando a possibilidade de nem todos possuírem a estrutura tecnológica adequada para o desempenho destas atividades”, assinam Jobson de Paiva Silveira Sales, diretor de Atendimento do INSS, e Hélder Calado de Araújo, diretor de Gestão de Pessoas e Administração.

*Informações, Extra

Previdência Social