Taxa de desemprego segue em ritmo acelerado

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgou nesta terça-feira (20), uma Carta de Conjuntura, que revela a aceleração do desemprego no país.

De acordo com os dados, o grupo de jovens entre 14 e 24 anos é o mais afetado entre os vários segmentos da população economicamente ativa, mas é no grupo de idosos (pessoas com mais de 59 anos) que se observa a maior taxa de variação.

Na comparação do segundo trimestre deste ano, com o quarto trimestre de 2014 (último período antes da piora no mercado de trabalho), o aumento do desemprego na faixa de idosos foi de 132%, enquanto entre os jovens a variação chega a 75%.

Neste ano, a taxa de variação do desemprego também foi maior para as pessoas com mais de 59 anos, que apresentou uma alta 44% na comparação entre o primeiro e o segundo trimestres deste ano – a taxa de desemprego desse grupo de idade passou de 3,29% no primeiro trimestre para 4,75% no segundo trimestre

A queda do número de trabalhadores formais (e também de empregados sem carteira) está sendo mais forte que a de ocupados, tendência que continuou sendo observada no segundo trimestre deste ano.

A deterioração do emprego já está bastante generalizada pelo país. Em apenas oito estados a taxa de desemprego encontra-se ainda abaixo dos 10%: em três estados do Sul, além de Rondônia, Roraima, Piauí, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso.  As maiores taxas de desemprego foram observadas no Amapá e na Bahia, seguidos de Pernambuco e Alagoas.

Para mais informações acesse:

http://www.ipea.gov.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=28585&catid=3&Itemid=3

Previdência Social