Sustentabilidade e meio-ambiente são temas do segundo dia da Jornada Internacional da FA

Na manhã desta quinta-feira (29), a Faculdade Anasps promoveu o segundo dia da sua 1ª Jornada Internacional, no auditório da instituição, em Brasília (DF). Para um espaço absolutamente lotado, o professor espanhol Gabriel Real Ferrer, da Universidade de Alicante (Espanha), conduziu uma palestra especial sobre a compreensão da sustentabilidade e suas implicações na sociedade.

O professor Ferrer também tem larga experiência no direito esportivo, sendo um dos consultores da Lei Pelé (9.615/1998), que estabeleceu as normas para a atividade esportiva no Brasil, além de também ter sido consultor do Comitê Olímpico Internacional (COI), entre outras contribuições na área.

O evento contou com a presença do vice-presidente Executivo da Anasps e procurador institucional da Faculdade Anasps, Paulo César Régis de Souza; Rosa Maria Campos Jorge, representante do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho (Sinait); o professor universitário Marcelo Borsio; e o representante da Embaixada da Espanha no Brasil, Carlos Del Canto.

Na Jornada Internacional, Ferrer utilizou sua vasta experiência na área do direito ambiental para apresentar conceitos referentes à sustentabilidade, sua diferença em relação ao desenvolvimento sustentável e a necessidade de uma mudança comportamental, por parte dos governos e da população, em relação ao modo em que enxergamos o meio ambiente e o uso de poluentes, como o plástico.

Em fala à AnaspsTV, após o evento, Ferrer explicou mais sobre a necessidade de a sociedade alterar radicalmente seu comportamento em relação à sustentabilidade: “Eu falo sempre que nós precisamos de uma revolução cultural porque, para mim, o que temos de mais importante é mudar as nossas ideias, a nossa cabeça, os nossos valores e as nossas prioridades”.

“Então, tudo isso é uma revolução da cultura que temos, que é consumista, depredadora. Temos que mudar para uma cultura de respeito, de cuidado. Uma cultura de ter afeto pelas pessoas, de solidariedade entre todos. Esse é o grande desafio: construir uma sociedade solidária, na qual os problemas de uns sejam os problemas de todos, na qual o consumo não seja o principal valor da sociedade, completou.

O representante da embaixada espanhola no Brasil, Carlos Del Canto, ressaltou a importância do evento e sua contribuição para as relações diplomáticas entre os dois países, especialmente em relação ao meio ambiente.

“O evento de hoje foi importante por muitas razões, especialmente pela temática da sustentabilidade. Um país como o Brasil, que é mais que um país, é um continente, que tem tanto o que dizer e fazer nestes temas, nós podemos aprender muito nesses temas”, disse.

“A embaixada da Espanha está muito interessada na colaboração e todos os temas que têm a ver com a educação, a sustentabilidade e o papel que têm os trabalhadores em todo esse processo. Nós achamos que o trabalhador tem que dizer muita coisa nesse processo de chegar à utopia que o professor Ferrer diz de conseguir a sustentabilidade”, completou Carlos.

Veja a íntegra do evento clicando aqui e continue acompanhando o site da Anasps para conferir a cobertura completa.

 

Previdência Social