Sugestões sobre rótulos de alimentação na Anvisa devem ser enviadas até o dia 7

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) receberá até quinta-feira (7), sugestões de propostas de revisão das normas brasileiras atuais de rotulagem nutricional de alimentos. As sugestões podem ser enviadas por meio deste formulário (http://formsus.datasus.gov.br/site/formulario.php?id_aplicacao=50279) no site da Anvisa. 

Segundo o órgão, as consultas públicas têm por objetivo facilitar a compreensão das informações nutricionais dos consumidores. Além, de tratar propostas de mudanças nas atuais regras de rotulagem, visam orientar produtores a se adequarem às eventuais novas normas. 

Para facilitar a visualização de informações os fabricantes deverão fazer uso de letras maiores quando contiver alto teor de açúcar, gordura saturada, sódio – ingredientes associados a algumas das principais doenças crônicas não transmissíveis, como diabetes, doenças cardiovasculares e hipertensão.

As novas medidas são apoiadas pelo movimento de consumidores “Põe no rótulo”, criado por pais de crianças com alergias alimentares. O grupo visa conscientizar a população sobre a importância de rótulos mais informativos sobre alimentos considerados “alergênicos”. Segundo a Advogada Cecília Cury, uma das coordenadoras do põe no rótulo, as propostas da Anvisa são um avanço para que as informações obrigatórias sejam legíveis para o consumidor.  

 

 

Previdência Social