Stefanutto admite que resultado de esforço para reduzir fila ficou “aquém” do esperado

As últimas informações divulgadas pelo Portal da Transparência Previdenciária, no fim do último mês, apontaram que o estoque de solicitações de benefícios passou de 1,79 milhão em julho para 1,69 milhão em agosto. O presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Alessandro Stefanutto, admitiu, em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, que a diminuição dos números não foi o suficiente.

Stefanutto justificou o cenário com duas motivações: a primeira estaria em um número recorde de mais de 1 milhão de pedidos em agosto; a segunda estaria no fato de que parte dos processos foi postergada para o mês seguinte por conta de pedidos de documentos adicionais.

Ainda assim, o mandatário da autarquia manteve a promessa de zerar a fila até o fim do ano: “A gente continua convencido de que será possível. Está mantida a nossa previsão até 31 de dezembro. Se no meio do caminho continuar havendo recordes de solicitações, aí a gente revisa”, declarou.

Em relação ao Programa de Enfrentamento à Fila da Previdência Social, Stefanutto confirmou que, até o momento, 4 mil servidores aderiram ao modelo e estão recebendo o bônus de produtividade. Ele afirmou que medidas complementares serão tomadas.

Previdência Social