Sofreu queimaduras? Saiba o que fazer com as dicas da Anasps

Sabemos o quanto dói sofrer uma queimadura e os riscos que ela pode provocar dependendo do grau. Quanto maior a extensão, maior o risco para a vítima. Além do contato com o fogo, existem outros fatores como agentes químicos, radioativos e elétricos que podem provocar a destruição dos tecidos.

Atualmente, cerca de 80% do tratamento de queimaduras ocorridos no Brasil é oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS), segundo informações do Ministério da Saúde.

O Ministério da Saúde orienta que no caso de qualquer queimadura, o essencial é buscar o atendimento de saúde, mas antes disso, alguns cuidados devem ser tomados.

Se queimou? Não sabe o que fazer? Se liga nas dicas da Anasps e saiba como tratar.

É proibido

– Passar gelo, manteiga ou qualquer outra coisa que não seja água fria no local. Outro ponto importante é: nunca estoure bolhas, nem tente retirar roupas que ficam coladas à pele queimada.

– Nunca, em hipótese alguma, passe pasta de dente, pomadas, ovo, ou óleo de cozinha. Apenas água fria é permitido.

Queimaduras graves

– No caso e queimaduras graves, elétricas, causadas por incêndio, ou que acometem grande parte do corpo, é importante chamar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), ou o Corpo de Bombeiros, nos telefones 192 e 193.

*Informações, Ministério da Saúde; Terra;

Previdência Social