Sindicatos e confederações criticam reforma da Previdência

Durante audiência pública interativa promovida pela CPI do Senado que investiga a contabilidade da Previdência Social, sindicatos e confederações que representam os trabalhadores criticaram a proposta enviada ao Congresso.  

O presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Turismo, Moacyr Auersvald, afirmou que a Previdência não tem déficit. Ele disse que o setor faz parte da Seguridade Social – sistema de proteção que inclui as áreas de saúde e assistência e conta com diversas fontes de financiamento. “A questão é a falácia da Previdência. Uma mentira falada diversas vezes acaba virando verdade. O governo está fazendo isso. E fazendo muito bem. A gente anda na rua e está cheio de outdoor dizendo que a Previdência está quebrada”, disse Moacyr Auersvald.

Já o representante da Confederação Nacional dos Trabalhadores da Indústria, Vilson Romero, afirmou que, antes de mexer na Previdência, o governo federal precisa ser mais eficiente na recuperação das dívidas dos grandes devedores. De acordo com ele, o governo só consegue reaver 1,5% do total dos débitos a cada ano.

Previdência Social