Sigepe amplia quantidade de pedidos em requerimento de licença capacitação

Servidores federais que precisam pedir licença para capacitação podem colocar em um mesmo requerimento do Sistema de Gestão de Pessoas do Governo Federal (Sigepe) até 10 ações de capacitação e cinco atividades voluntárias.

Antigamente, a plataforma só permitia uma ação de qualificação e uma de voluntariado por requerimento, o que complicava a vida do servidor para alcançar a carga horária mínima de 30 horas semanais para o total das ações de desenvolvimento profissional, como determina a legislação.

Vale ressaltar que a licença para capacitação permite que o servidor público federal, depois de cada quinquênio de efetivo exercício, possa pedir afastamento com remuneração por até três meses, para participar de ações de qualificação profissional.

O afastamento remunerado para capacitação também pode ser liberado para atividades de desenvolvimento presenciais ou a distância; elaboração de monografia, trabalho de conclusão de curso, dissertação de mestrado, tese de doutorado, de livre-docência ou estágio pós-doutoral; ou curso conjugado com atividades práticas em posto de trabalho.

Para essas modalidades de licenças, a novidade é que o servidor pode preencher no Sigepe a cidade e o país estrangeiros onde deseja realizar a ação.

Previdência Social