Setembro Amarelo: A Anasps apoia essa campanha

Byanca Guariz    

 

Tristeza, apatia, forte sentimento de desesperança. Essas são algumas características da depressão, doença psiquiátrica que é a principal causa de problemas de saúde e incapacidade em todo o mundo. Pensando em ajudar milhares de pessoas que hoje possuem a doença considerada o mal do século, foi criado o mês Setembro Amarelo. 

A Associação Nacional dos Servidores Públicos da Previdência e Seguridade Social (Anasps), apoia a campanha do Setembro Amarelo. Mês mundial da prevenção do suicídio. O assunto que já foi um tabu muito maior, e ainda hoje enfrenta dificuldades na identificação de sinais, oferta e busca por ajuda, justamente pelos preconceitos e falta de informação.

Criado em 2015, o mês alerta para a necessidade de falar sobre depressão, suicídio e outros transtornos.  O movimento tem a ideia de pintar, iluminar e estampar o amarelo nas mais diversas resoluções garantindo a visibilidade à causa. 

 

Números
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a cada 40 segundos, uma pessoa morre por suicídio em algum lugar do planeta. O que significa que, em um ano, mais de 800 mil pessoas perdem sua vida dessa forma.

Cerca de 79% dos casos de suicídio ocorrem em países de baixa e média renda e entre pessoas com idade entre 15 e 29 anos. 

 

Programas 

Se você tem algum amigo ou conhecido com sintomas depressivos, não hesite em conversar, ou indicar ajuda especializada. Você pode salvar uma vida. 

O Centro de Valorização da Vida (CVV), é uma associação sem fins lucrativos filantrópica, reconhecida como Utilidade Pública Federal, que presta serviço voluntário e gratuito de apoio emocional e prevenção do suicídio para todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo e anonimato.

Os contatos com o CVV são feitos pelos telefones 188 (24 horas e sem custo de ligação), pessoalmente (nos 110 postos de atendimento) ou pelo site www.cvv.org.br, por chat e e-mail. Nestes canais, são realizados mais de 2 milhões de atendimentos anuais, por aproximadamente 2.400 voluntários, localizados em 19 estados mais o Distrito Federal.

 

 “Valorize a vida. Ela é preciosa”. 

 

Previdência Social