Sete trabalhadores são resgatados no interior do Pará

Uma ação realizada na zona rural do município de Medicilândia, no interior do Pará, resgatou sete trabalhadores que trabalhavam em uma fazenda de gado. Os trabalhadores estavam sendo submetidos a condições degradantes de trabalho: aplicavam agrotóxico sem nenhuma proteção, trabalhavam na mais absoluta informalidade e a maioria nem tinha porte de documentos obrigatórios.

Nos acampamentos improvisados não existiam instalações sanitárias, e a água consumida era retirada de igarapés ou poços artesianos, sem nenhum tratamento. Também não tinha área adequada para conservação de alimentos. As bombas e embalagens dos agrotóxicos ficavam armazenadas nos mesmos locais disponibilizados para alojamentos, o que acarretava a contínua exposição dos trabalhadores a produtos extremamente perigosos para a saúde, inclusive pela contaminação da água que consumiam.

Todos os trabalhadores receberam os pagamentos das verbas rescisórias devidas e terão direito a três parcelas do seguro-desemprego. Os empregadores também firmaram Termo de Ajuste de Conduta com o Ministério Público do Trabalho e a Defensoria Pública da União e arcarão pelos danos morais, individuais e coletivos, cometidos contra os trabalhadores.

Previdência Social