Servidores protestam contra arcabouço fiscal em Brasília

Servidores públicos federais realizaram protestos no Congresso Nacional, em Brasília (DF), contra o novo texto do arcabouço fiscal aprovado pela Câmara dos Deputados na última terça-feira (23). “Se o lema é reconstruir o Brasil, o novo arcabouço fiscal não cabe. Nos mobilizar contra o arcabouço fiscal é fundamental para a nossa campanha salarial de 2024”, afirmou o Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) em nota nas redes sociais.

Segundo a entidade, o texto-base foi aprovado “com o dispositivo que pune o serviço público e servidores”, em referência ao dispositivo que impede o reajuste salarial do funcionalismo público e a realização de novos concursos públicos caso o governo federal descumpra a meta fiscal por dois anos consecutivos.

“A primeira grande frustração da classe trabalhadora, em especial das servidoras e servidores públicos, foi constatar que o novo Arcabouço Fiscal apresentado pelo governo Lula não acabava de modo algum com o teto dos gastos, apenas dilatava o teto em míseros percentuais de 0,6% a 2,5%, índices irrisórios se comparados com o segundo mandato do governo Lula, no qual o orçamento crescia mais que 5% ao ano”, cita outro trecho.

*Com informações do portal Hora do Povo

 

Previdência Social