Servidores do INSS em greve desde o dia 07/07

Ano XIII Edição nº 305

Os servidores do INSS em greve, desde 07/07. A presença dos diretores estaduais da ANASPS. ANASPS revela suas bandeiras e entrou com ação judicial contra o corte de ponto. Com a CNTSS,ANASPS  participa das negociações.

ACRE

BRASÍLIA

PARANÁ

ALAGOAS

MARANHÃO

AMAPÁ

Proposta do governo para servidores federais de 21,3% (5,5% em 2016; 5,0% em 2017 , 4,8% em 2018 e 4.,5% em 2019) não derruba campanha salarial deflagrada em 25.02. e está aquem das expectativas. ANASPS acompanha articulações e CNTSS.

A CNTSS – Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social esteve entre as entidades representativas dos servidores federais que se em 25.06, com o secretário de Relações de Trabalho do MPOG – Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, Sergio Mendonça. A Confederação foi representada por seu presidente, Sandro Cezar, e por Célio dos Santos, diretor Executivo.

O encontro foi agendado pelo governo federal com a finalidade de apresentar às lideranças sindicais uma proposta à pauta de reivindicações dos servidores públicos federais que estão em campanha salarial desde 25 de fevereiro. A proposta apresentada pelo governo prevê a reposição da inflação projetada para os próximos quatro anos, sendo assim representada: índice de 21,3%, dividido em parcelas de 5,5% em 2016, 5,0% em 2017, 4,8% em 2018 e 4,5% em 2019.

De acordo com o presidente da CNTSS, o que foi apresentado pelo governo está aquém das expectativas dos trabalhadores. “O que foi levado para avaliação dos dirigentes sindicais trata-se de uma proposta incompleta, que, por exemplo, não trata sequer de reajuste dos atuais benefícios recebidos pelos trabalhadores. A proposta foi considerada insuficiente por nós, sindicalistas, e não dialoga com a pauta apresentada pela categoria”, afirma Sandro Cezar.

ANASPS  e CNTSS ENTRARAM COM AÇÃO JUDICIAL PARA EVITAR CORTE DE PONTO NA GREVE

O Vice Presidente Executivo da ANASPS, Paulo César Régis de Souza, anunciou hoje que a entidade entrou com ação judicial, mandado de segurança, com pedido de liminar para evitar o corte de ponto dos servidores do INSS que aderiram a greve. Os servidores do INSS que nas inúmeras greves que promoveram, travaram batalha judicial sobre o corte de ponto.

 Desde o 1º dia, o INSS cortou o ponto através do  Sistema de Registro Eletrônico de Frequência (SISREF) do INSS, que é ponto eletrônico, registrando “falta por motivo de greve”.

Os Superintendentes e os Gerentes Executivos e os Gerentes de APS receberam orientação da Diretoria de Gestão de  Pessoas sobre o procedimento a ser adotado. 

No seu Comunicado diário sobre a greve , O Ministério assinala no  item 4:

 “ O Ministério da Previdência Social e o INSS têm baseado sua relação com os servidores no respeito, no diálogo e na compreensão da importância do papel da categoria no reconhecimento dos direitos da clientela previdenciária e, por isso, mantém as portas abertas às suas entidades representativas para a construção de uma solução que contemple os interesses de todos”

Em diversas oportunidades, o ministro Carlos Gabas e a presidenta Elisete Berchiol  receberam as lideranças dos servidores. 

AS BANDEIRAS DA ANASPS NA GREVE DOS SERVIDORES DO INSS

1, Alteração da parcela fixa e variável da remuneração;

2 . Criação do adicional de qualificação para Carreira do Seguro Social do INSS, em que 59,70% têm nível superior de escolaridade;

3, Mudança no  interstício para a progressão funcional;

4, Reajuste da remuneração de acordo com a inflação,

5, extensão do aumento de 27,3%

6  inclusão dos servidores da Previdência da carreira típica de estado ;

7, Incorporação das gratificações nas aposentadorias e pensões;  já que só no INSS há 10 mil servidores em abono de permanência e não se aposentam porque perdem 70% de seus rendimentos.;

8, Plano de Carreira Cargos e Salários para o Seguro Social ;

9, Extensão do horário estendido para todos os servidores;

10, Concurso Público para  substituir os servidores que se aposentam ;

11, Isonomia e paridade entre servidores ativos e inativos

Governo propõe aos servidores reajustes para auxílios alimentação, saúde e pré-escolar. Em negociação, também foi debatida cláusula revisora (gatilho salarial) para reajustes salariais em quatro anos

Publicado pelo Ministério do PLanejamento: 20/07/2015 20h28 última modificação: 21/07/2015 11h21

O governo federal apresentou, nesta segunda-feira (20), na mesa de negociação com os representantes dos servidores públicos federais, duas novidades adicionais à proposta de reajuste de 21,3% parcelados em quatro anos, que havia sido apresentada no final de junho.

Foto: Francisca Maranhão/ Ascom MP

Em reunião com o Fórum Nacional das Entidades, o secretário de Relações de Trabalho no Serviço Público do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP), Sérgio Mendonça, propôs reajustar, com base na inflação dos últimos anos, os três principais benefícios sociais dos servidores públicos. Os valores entrariam em vigor a partir de janeiro de 2016.

Para o auxílio-alimentação e para o plano de saúde suplementar, cujos últimos reajustes ocorreram em 2013, os índices aplicados ficariam em torno de 22,5%, considerando a inflação de 2013 e 2014 e a estimativa para 2015.

Já para o auxílio pré-escolar, conhecido como auxílio-creche, o reajuste levaria em consideração o período inflacionário acumulado desde 1995, o que daria um índice de cerca de 317%. Somados, os três reajustes significariam um impacto anual orçamentário de R$ 1,3 bilhão.

O secretário sugeriu também a adoção de uma cláusula de revisão na proposta de reajuste plurianual (quatro anos), para preservar o poder aquisitivo. “Se errarmos na previsão de inflação futura, estamos dispostos a sentar novamente à mesa e renegociar o acordo”, esclareceu.

Para Mendonça, o conjunto apresentado é uma proposta “razoável e coerente”. Segundo o secretário, é preciso levar em conta que a negociação envolve uma categoria de trabalhadores que tem estabilidade no emprego em um momento em que o país atravessa dificuldades econômicas e com ganho acima da inflação, considerado o período entre 2003 e 2015.  (grifo nosso)

 

São Paulo
NOVA SUPERINTENDENTE DO INSS EM SÃO PAULO E NOVO GERENTE EXECUTIVO EM JUAZEIRO DO NORTE

O Ministro da Previdência Social, Carlos Eduardo Gabas,  exonerou DULCINA DE FÁTIMA GOLGATO AGUIAR,  do cargo em comissão de Superintendente Regional Sudeste I – São Paulo, , do Instituto Nacional do Seguro Social e nomeou  IVETE ROCHA BITTENCOURT, para  exercer o cargo , ele que era Gerente Executiva em Santos/SP.

O ministro dispensou ainda  MARIA LUCRECIA CARDOSO CALLOU da Função Comissionada de Gerente-Executivo Juazeiro do Norte – CE, do Instituto Nacional do Seguro Social e designou  REGNOBERTO GOMES DE SALES para exercer a Função Comissionada de Gerente-Executivo

Nossos cumprimentos a Dulcina, Ivete. Maria Lucrécia e Regnoberto que são associados da ANASPS.

Dulcina agora é gerente

MINAS GERAIS
Novo Superintendente do INSS na Região Sudeste II (Minas Gerais.Rio de Janeiro e Espírito Santo)

O ministro da Previdência Social, CARLOS Eduardo Gabas, exonerou  CARLOS JOSÉ DO CARMO,  do cargo em comissão de Superintendente Regional Sudeste II – Belo Horizonte – MG,  e nomeou para substitui- lo PAULO EDUARDO CIRINO,(Foto) 1.4, do Instituto Nacional do Seguro Social, ficando dispensado da função que atualmente ocupa, Gerente Executivo de Juiz de Fora.

Os dois são associados da ANASPS e recebem nossos cumprimentos.

Carlos José do Carmo foi designado Assessor a Presidência do INSS.

Novos gerentes executivos

Dispensar EDUARDO HIRAICI SADAO  da Função Comissionada de Gerente-Executivo São José do Rio Preto/SP.

Designar DULCINA DE FÁTIMA GOLGATO AGUIAR, , para exercer a Função Comissionada de Gerente-Executivo São José do Rio Preto/SP.

Designar VALÉRIA TEIXEIRA DA CONCEIÇÃO ASTUTO, para exercer a Função Comissionada de Gerente-Executivo Santos – SP

BERGSON BENJAMIN DE MELO foi dispensado da  Gerencia-Executiva do INSS em Manaus/AM, e substituído por  CLIZARES DOALCEI SILVA DE SANTANA,  ambos associados da ANASPS.

ERICK BRUNNO MARINHO DOS SANTOS foi dispensado da Gerência Executiva o INSS em  Tefé/AM, e  substituído por r VANIA REGINA MELLO DA FROTA, associada da ANASPS. Erik não é associado

ANASPS cumprimenta os servidores os que saíram e os que entraram, por mérito.

População de Porteirinha ganha Agência da Previdência Social

24 de julho de 2015 | Postado por leticia.barbosa em Notícias

Cidadãos de Porteirinha, norte de Minas, recebem Agência da Previdência Social. Foto: ACS/MG

O INSS inaugurou mais uma Agência da Previdência Social, no norte de Minas, em Porteirinha na quinta-feira (23).  A Agência vai atender também os cidadãos dos municípios de Pai Pedro e Serranópolis de Minas, beneficiando uma população de 50 mil habitantes. A previsão é que cerca de 800 atendimentos sejam realizados por mês. A Agência da Previdência Social Porteirinha está localizada na Av. José Silveira  Lopes, 303 – Vila Serranópolis e o horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

A nova unidade integra o Plano de Expansão da Rede de Atendimento da Previdência Social (PEX), que prevê a inauguração de agências em cidades com mais de 20 mil habitantes.  As unidades do PEX são padronizadas, com área construída de 330 m2. Possuem dispositivos de segurança, acessibilidade para idosos e pessoas portadoras de necessidades especiais, além de modernos equipamentos de informática.

Em Porteirinha, a obra foi executada com recursos do governo federal em terreno doado pela Prefeitura Municipal, em um reconhecimento da importância da Previdência para a comunidade.  (Eleuza Passos – ACS/MG)

ALAGOAS

SERVIDORES DO INSS EM GREVE, EM ALAGOAS

Informamos que, o movimento da greve do INSS, aqui, em Alagoas, tem contado com a participação de 100% dos servidores da GEX e das APS`S da Capital e Interior.

Regularmente, o Comando da greve escolhe o local de uma Agência, para permanecer por um dia e realizar as atividades.

Dia sim, dia não, uma equipe de servidores sob o comando da greve, se deslocam para o interior do Estado, aonde vão se juntar aos servidores da APS, a fim de dar suporte ao movimento e fortalecer a causa.

A Anasps se colocou à disposição do Comando da greve, em especial  da comissão que cuida do serviço de café da manhã e lanches dos grevistas.

Registramos a nossa presença, no movimento, distribuindo panfletos que dão informação sobre a Ação ajuizada objetivando impedir o desconto dos dias não trabalhados pelos servidores que estão participando da greve. fixamos na frente do Edifício Sede uma faixa de apoio aos servidores grevistas.

Ministro muda discurso abrindo concurso para 800 técnicos e 150 analistas no INSS e autorizando a contratação de 150 analistas,de concurso anterior.Decisão não atenua nem diminui a crise na área de recursos humanos do INSS, com 10 mil servidores (com tempo para se aposentar) recebendo abono permanência.

Planejamento autoriza concurso e nomeações para o INSS

Reforço de 1.100 vagas visa melhorar atuação do setor que passa por expansão na rede de atendimento

Publicou O Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão última modificação: 29/06/2015 17h32

O Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP) autorizou, por meio da Portaria nº 251, publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (29), a realização de concurso público e de nomeações para o Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), para ampliar o quadro de pessoal do órgão com o preenchimento total de 1.100 cargos.

O novo concurso abriu 800 vagas para o cargo de nível intermediário, de Técnico do Seguro Social (remuneração inicial R$ 4.886,87), e de 150 vagas para o cargo de nível superior de Analista do Seguro Social (remuneração inicial R$ 7.496,10). Também foi autorizado provimento adicional de outros 150 analistas, tendo por base o último concurso público realizado pelo órgão.

“Essas autorizações vão dar ao INSS os recursos humanos necessários para executar novas atividades como o pagamento do seguro defeso bem como abrir novos postos de atendimento”, explicou o secretário de Gestão Pública do MP, Genildo Lins.

Em 2015, serão abertas 150 novas agências que irão se somar às 1,4 mil existentes do INSS no país. Outra razão para a recomposição de pessoal é o aumento no volume de serviços a partir das novas atribuições relacionadas às mudanças na legislação sobre aposentadoria especial para deficientes físicos.

Paraná

ANASPS/PR PARTICIPOU DE FESTA JUNINA DA GEX CURITIBA

A ANASPS-PR foi convidada e participou da festa junina da gerência executiva de Curitiba, a festança estava muito animada, com comes e bebes, quadrilha e baile, casamento no arraia  e sorteio de brindes.

 

ENCONTRO DOS SERVIDORES

Estamos finalizando as inscrições para o Encontro dos Servidores que acontecerá  no FAZENDA PARK HOTEL – GASPR-SC, DE 06 A 08/11/2015.

Informamos que o hotel já estará decorado para as festividades Natalinas, realçando a beleza de toda estrutura local.

Faremos “uma noite em Veneza”, contando com a criatividade dos participantes, a festa será ainda mais SURPREENDENTE!!!!!

Venha confirmar a sua participação.  SÓ FALTA VOCÊ !

 

Os irmãos José, Joventino e Joaquim da Silva são aposentados no mesmo dia

2 de junho de 2015 | Postado por leticia.barbosa em Galeria de Fotos | Notícias

Os três irmãos sempre trabalharam no campo. Foto: ACS/PR

No dia a dia de uma Agência da Previdência Social (APS),  os servidores se surpreendem com histórias curiosas sobre os cidadãos atendidos. Um desses casos peculiares foi registrado em Assis Chateaubriand, no meio oeste do Paraná, onde irmãos trigêmeos fizeram o pedido das suas aposentadorias por idade na mesma data.

Os três irmãos são lavradores, solteiros e residem juntos em uma propriedade rural. José, Joventino e Joaquim da Silva adquiriram o direito à aposentadoria no dia nove de maio, quando completaram 60 anos de idade. Naturais de São Paulo, mudaram-se com os pais para Formosa do Oeste, município com cerca de oito mil habitantes, ainda em 1969, onde moram e trabalham até hoje. Filhos de agricultores, desde a infância exerceram somente a atividade rural, a única fonte de renda da família.

A intensa jornada de trabalho começa, todos os dias, às seis horas da manhã. Primeiro, cuidam dos animais que criam no seu sítio, entre eles suínos e galinhas. Depois, dedicam-se ao plantio de grãos, principalmente o milho. A aposentadoria não significa que os irmãos vão parar de trabalhar ou que deixarão de cuidar da propriedade rural, mas os três estão contentes com a renda que começarão a receber já no próximo mês.

Para os servidores da agência do INSS de Assis Chateaubriand, a situação foi um acontecimento totalmente fora da rotina. Os irmãos agendaram os atendimentos para o mesmo dia, 21 de maio, e foram recebidos por servidores diferentes. Cumprindo com todas as condições necessárias, logo tiveram os seus benefícios concedidos, e em até 30 dias, o pagamento estará disponível na agência bancária mais próxima.

Para comprovar o exercício da atividade rural, além dos documentos de identificação pessoal (carteira de identidade, registro civil e CPF), Joventino e os irmãos apresentaram a escritura da propriedade, matrícula da terra atualizada e notas fiscais de comercialização da produção agrícola dos últimos 15 anos. Os irmãos também foram entrevistados sobre a sua rotina de trabalho. Essas declarações ficam anexas ao processo e complementam a prova documental.

Como requerer a Aposentadoria por Idade  Rural – Para ter direito a aposentadoria por idade, o trabalhador rural deve comprovar, por meio de documentos, 15 anos de exercício da atividade como segurado especial, além da idade mínima de 60 (homens) ou 55 anos (mulheres). A condição de segurado especial é reconhecida quando o lavrador atende alguns requisitos, como não contratar empregados permanentes e exercer a atividade com a ajuda apenas do grupo familiar (pais, filhos solteiros maiores de 16 anos e cônjuges).

A atividade rural também deve ser a sua única fonte de renda, explorada em uma propriedade que não exceda quatro módulos fiscais. O módulo fiscal é uma medida expressa em hectares, definida pelo IBGE. Para cada município brasileiro, um módulo fiscal corresponde a uma quantidade diferente de hectares. Cumprindo com todas essas condições, o segurado especial terá direito aos benefícios do INSS, no valor de um salário mínimo nacional (R$ 788,00).

O primeiro passo para requerer a aposentadoria no INSS é agendar data e horário para ser atendido na Agência da Previdência Social mais próxima da sua residência. Isso pode ser feito pela internet, no endereço eletrônico www.previdencia.gov.br ou pelo telefone, na Central de Atendimento 135, que funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h. O atendimento no INSS é  gratuito e dispensa intermediários. (Daniela Dalbosco – ACS/PR)

PERNAMBUCO

Com a realização das Festas Juninas alusiva ao Dia de São Pedro na segunda-feira, dia 29 de Junho na Sede da Superintendência Regional Nordeste, em Recife, a  ANASPS Pernambuco encerrou o ciclo junino de apoio e contribuição para os eventos da época.

Foram animadas festas realizadas nas Gerências Petrolina, Garanhuns e Caruaru, além do evento na SRNE.

Houve Também para reunião de serviços e comemoração na APS Pina, no Recife, e para Curso de capacitação na Corregedoria regional Nordeste.

Muito Forró,  comidas típicas e animação de montão.  Assim  foram todos os encontros e festas.

No próximo tem mais!

Abaixo, fotos dos momentos festivos nas diversas localidades.

 

AMAZONAS

Diretor da Anasps/AM reúne com novo titular da Gerência-Executiva Manaus, Na pauta da reunião, a Reestruturação da Carreira do Seguro Social.

O diretor estadual da Anasps no Amazonas, JOSÉ GONÇALVES CAMPOS, esteve reunido na manhã de hoje (23) com o novo titular da Gerência-Executiva do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em Manaus, CLIZARES SANTANA, para apresentar o Projeto de Lei proposto pela Anasps para a Reestruturação da Carreira do Seguro Social, apresentada no último dia 15 na Câmara dos Deputados.

Segundo explicou o diretor da Anasps, o PL nº 2398/2015 propõe que Carreira do Seguro Social passe a denominar-se Carreira de Especialista da Previdência Social do Instituto Nacional do Seguro Social e altera a composição remuneratória. O PL apresentado pela Anasps transforma o cargo de analista do INSS em Especialista e eleva as remunerações dos cargos de Especialista (ex-Analista) e de Técnico.

Questionado sobre quem será abrangido pela Carreira de Especialista da Previdência Social do INSS, José Gonçalves Campos, esclareceu que todos  os servidores ocupantes dos cargos efetivos de provimento efetivo da Carreira do Seguro Social, regidos pela Lei 8112 de 11/12/1990, integrantes do Quadro de Pessoal do Instituto Nacional do Seguro Social – INSS, de que tratam a Lei nº 10.855/2004 e a Lei nº

11501/2007 , dentre eles :  os cargos de nível superior (NS) e os cargos  de Nível Intermediário (NI).

Ao final da audiência, ficou acordado que a diretoria estadual manterá a gerência-executiva Manaus sistematicamente informada  do trâmite do PL nº 2398/2015   e, ainda, sobre qualquer proposta de Reestruturação da Carreira do Seguro Social.

 

RIO GRANDE DE NORTE

CLUBE DE BENEFÍCIOS ANASPS

Convênio Anasps/RN

Unidade I e II
Educação Infantil e Ensino Fundamental
Rua do Cobre, 18 – Lagoa Nova – Natal/RN
(  84-3206.3930

Unidade III
Ensino Médio
Av. Senador Salgado Filho, 2810 – A Lagoa Nova- Natal/RN
(  84-3206.0046

Unidade  Cidade Verde
Educação Infantil ao Pré-Vestibular
Rua Capitão Aviador Heraldo Cunha de Martinho, 1905 – Nova Parnamirim – Parnamirim/RN
(84-3608.0641

Desconto de 10% nas turmas matutinas
Desconto de 15 % nas turmas vespertinas

BENEFICIÁRIOS:

TODOS OS ASSOCIADOS, FAMILIARES E FUNCIONÁRIOS DA ANASPS
Filie-se ao Clube Anasps!
http://www.anasps.org.br/clube/
10% de desconto aos associados da Anasps

MATO GROSSO DO SUL
25 ANOS DO INSS. POR QUE COMEMORAR

Porque somos mais de 40 mil servidores e a nossa missão é garantir proteção ao trabalhador e sua família, por meio de sistema público de política previdenciária solidária, inclusiva e sustentável, com o objetivo de promover o bem-estar social.

Porque a nossa visão é ser reconhecida como patrimônio do trabalhador e sua família, pela sustentabilidade dos regimes e pela excelência na gestão, cobertura e atendimento. Porque os valores significam o coração da cultura organizacional e servem de referência para o nosso comportamento e para aquilo que acreditamos para o nosso papel de bem servir.  O nosso Instituto prima pela Ética, Respeito, Segurança, Transparência e Profissionalismo.

Porque a nossa organização é a maior seguradora e responsável pela redução da pobreza no Brasil. Uma das principais funções do INSS é o de minimizar as desigualdades sociais, com transferência de renda que é utilizada para assegurar o sustento do trabalhador e da sua família quando ele  perde a capacidade do trabalho por várias situações.

Temos muito que comemorar, pois somos uma das organizações de maior  capilaridade no país, com 05 Superintendências, 104  gerências executivas, 1499 Agências e que cobrem quase todo o território nacional.

O INSS se modernizou nos últimos anos e se tornou mais acessível à população.  A Central de tele atendimento 135, os serviços feitos pelo site da Previdência, o reconhecimento automático de direitos, reduziram em muito as enormes filas existentes no assado e fizeram com que o órgão se tornasse uma referência de atendimento no serviço público federal.

“Temos muito orgulho e sentimo-nos honrados em pertencer a esta casa”

Gerência Executiva do INSS-Dourados

Programa de Educação Previdenciária – PEP

Previdência Social