Servidor público aposentado paga previdência?

Houve uma mudança considerável nos valores que os servidores públicos na ativa pagam à Previdência Social. Antes da Reforma da Previdência, ocorrida em 2019, a alíquota única era aplicada sobre o vencimento, independentemente da remuneração do servidor. Assim, cada trabalhador tinha descontado em sua folha de pagamento o valor percentual fixo em relação ao seu salário.

No entanto, após a Reforma da Previdência, os servidores públicos passaram a contribuir mediante valores atualizados, com alíquotas que variam conforme a faixa de salário do servidor público, que vai atualmente de 7,5 a 22%.

A justificativa foi o fato de que o aumento da qualidade de vida de modo geral tem aumentado também o tempo de vida do cidadão. O aumento do valor de contribuição previdenciária, portanto, busca suprir esta situação.

Servidor público aposentado paga previdência?

Quando o trabalhador deixa de trabalhar também deixa de contribuir com a Previdência Social. Contudo, se após cumprir os requisitos para a aposentadoria e ter a concessão do benefício o servidor público aposentado permanecer trabalhando, seja no mesmo emprego ou então em uma profissão diferente, deve continuar contribuindo com a Previdência Social.

Em todo caso, é bom deixar pontuado que nem todos os profissionais aposentados podem continuar em atividade.

Com informações, BX Blue.

Previdência Social