Será que é diabetes?     

Confira algumas dicas para identificar e prevenir a doença

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o diabetes é uma doença causada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina, um hormônio que regula a glicose no sangue e garante a energia para o organismo. 

De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, o Brasil é o 4º país do mundo com maior prevalência da doença e existe hoje no país mais de 13 milhões de pessoas que tem a doença (6,9% dos brasileiros).

Alguns sintomas do diabetes são:
– Sede constante;
– Urina em excesso;
– Fome frequente;
– Tontura e cansaço;
– Perda de peso;
– Visão embaçada;
– Infecções nas regiões genitais.

Os sintomas do diabetes podem variar dependo do seu tipo que pode se apresentar de diversas formas dentro do organismo. Independente do tipo de diabetes, ao aparecer qualquer sintoma é fundamental que se procure com urgência o atendimento médico especializado para dar início ao tratamento.

O diabetes tipo 1 se manifesta mais frequentemente em adultos, porém, crianças também podem apresentar. É caracterizada pelo excesso de glicose (insulina) no sangue, provocando várias complicações no organismo. Em geral, aparece geralmente na infância ou adolescência, mas em alguns casos, também é diagnosticada em adultos. Dependendo do caso, pode ser controlado por meio de atividade física e mudanças alimentares. Já em outros casos, exige o uso de insulina e/ou outros medicamentos para controlar a glicose.

O diabetes tipo 2 decorre quando o organismo não utiliza adequadamente a insulina produzida. Geralmente é relacionado ao sobrepeso, sedentarismo, triglicerídeos elevados, hipertensão e hábitos alimentares inadequados. Manifesta-se geralmente em adultos, mas crianças também podem apresentar. Em alguns casos, só com mudança alimentar e atividades físicas já é possível controlar o diabetes, já em outros, é necessário o uso de insulina e/ou medicamentos para controlas a glicose.

Também tem a pré-diabetes, que é quando os níveis de glicose no sangue estão mais altos do que o normal, mas ainda não está elevado o suficiente para ser caracterizado como um diabetes tipo 1 ou tipo 2. Quem é pré-diabético está recebendo um sinal de alerta do corpo. Mudança de hábitos alimentares e prática de exercícios são os principais fatores para evitar o desenvolvimento da doença.

Já o diabetes gestacional ocorre durante a gravidez, quando as taxas de glicose no sangue ficam acima do normal, mas ainda baixo do valor para ser classificada como diabetes tipo 2. A diabetes gestacional pode acontecer com qualquer mulher e nem sempre são sintomas visíveis, por isso é importante que a gestante faça os exames regularmente. O controle é feito por meio de orientação nutricional adequada. 

Caso tenha identificado alguns dos sintomas em você procure imediatamente um médico para realizar os exames.

O Clube Anasps oferece para seus associados descontos em consultas médicas e nutricionais. Para verificar a lista dos conveniados acessem: https://clubeanasps.com.br/ e aproveite as vantagens e os benefícios.  

Manuela Moura estagiária sob supervisão de Byanca Guariz

 

Previdência Social