Senadores pedem políticas públicas para tratamento da saúde mental

A Pandemia de COVID-19, causada pelo vírus SARS-COV2, é um fenômeno mundial de características ímpares, no sentido de sua extensão, velocidade de crescimento e impacto geral na população. De acordo com dados da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), o mundo atravessa, junto com a pandemia, uma crise generalizada de saúde mental, uma pessoa morre a cada 40 segundos por suicídio.

De acordo com os especialistas, devido ao período de distanciamento social, quarentena ou isolamento, a redução de estímulos, perda de renda pela impossibilidade de trabalhar e alterações significativas na rotina, algumas reações são comuns, como o medo de ficar doente e morrer; medo de procurar um serviço de saúde por outros motivos, por receio de se contaminar; preocupação com a obtenção de alimentos, remédios ou suprimentos pessoais; medo, ansiedade ou outras reações de estresse ligadas a notícias falsas, alarmistas ou sensacionalistas, e mesmo ao grande volume de informações circulando.

O Dia Mundial de Saúde Mental, é comemorado em 10 de outubro. A data foi instituída em 1992 pela Federação Mundial de Saúde Mental, com objetivo de chamar atenção pública para o assunto e demonstrar a importância do cuidado com a saúde psicológica.

Nunca esse assunto esteve tão em voga como agora. Por esse motivo, tramita no Senado Federal, algumas proposições que tratam do assunto, entre elas os PL’s 2083/2020, 4364/2020, 4687/2020.

O objetivo dos parlamentares é discutir cada vez mais esse assunto, para que as pessoas entendam a gravidade do problema.

Vale ressaltar que Anasps sempre preocupada com essas questões, desde o início do isolamento social está promovendo várias palestras e dicas para que esse momento seja enfrentado com mais tranquilidade.

Juntos vamos conseguir vencer!

Previdência Social