Senado se ilumina de lilás e rosa para divulgar as campanhas de saúde

Nesta terça-feira (6) e quarta-feira (7), o Senado receberá a cor lilás em alusão ao Dia Nacional do Teste do Pezinho, em solicitação feita pelo Ministério da Saúde.

Nos próximos dias (8) e (9), a cor passará a ser rosa em referência ao mês mundial de conscientização sobre a Linfangioleiomiomatose (LAM), por solicitação da Alambra, associação que atende os portadores da doença no Brasil.

E no final de semana (10) e (11), a cor volta ao seu original verde em referência à campanha de preservação de recursos naturais, que teve seu início em 1° de junho.

 

Sobre as cores Rosa e Lilás:

O dia do Teste do Pezinho é promovido pelo governo federal anualmente em 6 de junho para divulgar o exame responsável por detectar doenças congênitas em recém-nascidos. No ano de 2021, por força da lei de n° 14154, o rol de doenças detectáveis pelo procedimento foi ampliado para 50, por isso o tom de rosa.

A LAM é considerada uma doença rara. Ela é caracterizada pela presença de cistos nos pulmões. Segundo a Alambra, a doença atinge mais os homens e pode estar associada a tumores de gordura e outros tecidos encontrados nos rins, assim a cor que simboliza o movimento é a lilás.

 

Previdência Social