Semana decisiva para a reforma da Previdência

O presidente Michel Temer se reunirá nesta quinta-feira (22) com representantes dos trabalhadores, para apresentar e discutir mudanças nas regras da aposentadoria que serão enviadas ao Congresso.

Entre as medidas propostas, está à criação do sistema de capitalização, em que os aposentados poderiam contribuir e ter seus benefícios aumentados, emprego de idade mínima (65 anos) para homens e mulheres, entre outras discussões.

Para o Consultor de Orçamentos e Fiscalização Financeira da Câmara dos Deputados (Conof/CD), Leonardo Rolim que elaborou relatório para o governo com as mudanças na Previdência, às propostas não devem encontrar muita resistência entre os parlamentares. “Todos têm consciência de que a Previdência precisa de reforma senão em, no máximo, dez anos, não haverá recurso para pagar as aposentadorias”, avaliou.

O Secretário de Previdência, Marcelo Caetano, destacou que o envio das propostas da reforma da Previdência para discussão e tramitação no Congresso Nacional dependerá da decisão política do presidente Michel Temer, mas segundo ele, o aspecto técnico também pesará na hora do governo encaminhar o texto que será fechado nos próximos dias pela equipe técnica.

 

Previdência Social