Segurados questionam peritos do INSS

Cerca de 20.641 segurados da Previdência Social, com ações em tramitação, acionaram a Justiça Federal, para mudar a decisão dos médicos peritos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). As informações foram divulgadas pelo jornal A Tribuna – ES.

Segundo a Justiça Federal, os processos judiciais mais frequentes estão relacionados à revisão de benefícios do INSS: aposentadoria por invalidez e auxílio-doença.

De acordo com os dados, atualmente, 3.126 ações tramitam nas vagas comuns, chamadas de Ordinárias Previdenciárias. Enquanto 17.515 estão nos juizados especiais, conhecidos como Juizados Previdenciários que tratam pequenas causas de até 60 salários mínimos.

Segundo explicou o advogado previdenciário, Geraldo Benício, as ações mais comuns, estão relacionadas à concessão, ao reestabelecimento ou à manutenção dos benefícios previdenciários. “Cerca de 90% dos pedidos feitos ao INSS são indeferidos. Por isso, os trabalhadores recorrem à Justiça Federal. No meu escritório, temos dois mil casos somente de auxílio-doença”, disse.

Previdência Social