Segurados do INSS vão aos postos sem fazer agendamento

A maior parte dos usuários das agências paulistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) comparecem aos locais sem agendar o pedido de benefício ou serviço desejado, segundo dados fornecidos pelo órgão.

Dos quase 1,3 milhão de atendimentos feitos pelo INSS no estado de São Paulo entre janeiro e junho deste ano, só 232,5 mil (18% do total) foram prestados a segurados que marcaram hora.

Ao ir direto às unidades o cidadão corre o risco de perder a viagem. De acordo com o INSS, os segurados que vão espontaneamente aos postos costumam solicitar, principalmente, os extratos de contribuições (Cnis), do pagamento de benefício, do Imposto de Renda e de empréstimos. Desde 16 de julho, porém, esses e outros serviços só são realizados com o agendamento. A emissão de extratos também está disponível pela internet, no site meu.inss.gov.br.

O portal de serviços Meu INSS também permite a requisição dos principais benefícios previdenciários, como as aposentadorias por tempo de contribuição para quem acumula períodos de recolhimentos equivalentes a 30 anos (mulher) ou 35 anos (homem) por idade, devida a quem cumpre a carência de 180 contribuições (15 anos) e atinge as idades mínimas de 60 anos (mulher) e de 65 anos (homem).

 

Previdência Social