Segundo pesquisa, reforma da Previdência vai dificultar acesso a aposentadoria

Uma nota técnica divulgada pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) afirma que a reforma da Previdência vai dificultar o acesso a aposentadoria. O estudo do departamento foi feito a partir da comparação das regras existentes e as propostas de mudanças, detalhando os impactos de cada medida.

“Para garantir o valor integral do benefício, a pessoa trabalhadora teria que contribuir por 49 anos, tempo que demostra a utopia que será o desejo de se aposentar com valor integral, mesmo que calculado com base em toda a trajetória contributiva”, diz a nota técnica sobre o aumento da contribuição, que foi proposta na reforma encaminhada ao Congresso.

Na avaliação da economista do departamento, Patrícia Pelatieri, a reforma da Previdência vai prejudicar muitos trabalhadores. “O que esse projeto vai fazer é estender, na verdade, sob a capa de igualdade de tratamento ao impor idade mínima e ampliar o tempo de contribuição, é condenar a maior parte dos trabalhadores brasileiros a não se aposentar mais”.

 

Previdência Social