Segundo Meirelles, assistência social e Previdência aumentaram gastos públicos

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, defendeu e justificou ontem (21) as medidas de ajuste fiscal que estão sendo tomadas pelo governo Michel Temer. Segundo ele, a saída para equilibrar as contas do governo é a contenção permanente de despesas e o aumento temporário das receitas.

Segundo Meirelles, os gastos com a Previdência, a assistência social e os programas de transferência de renda foram responsáveis pelo crescimento expressivo dos gastos nos últimos anos. Segundo ele, apenas para manter o tamanho do déficit da Previdência seria necessário aumentar a carga tributária em 10% do PIB. “Mantida a tendência de crescimento da despesa, a dívida bruta ultrapassaria 100% do PIB em poucos anos”, afirmou.

Para Meirelles é necessário otimizar o uso dos recursos públicos. “Que os programas de assistência sejam para aqueles que precisam. É necessário reformar a Previdência e reduzir a rigidez do orçamento, desvincular e desindexar. Muitos gastos estão indexados à receita e isso garante o seu crescimento muitas vezes acima do PIB”, disse.

 

Previdência Social