Segunda reunião de Conselho da PREVIC debate expansão dos fundos de pensão

Por meio de reunião virtual na última semana, o Conselho de Fomento da Previdência Complementar Fechada (COFOM) se reuniu com representantes do governo federal, das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (EFPC), dos participantes e dos patrocinadores para debater estratégias de expansão do setor de fundos de pensão.

No encontro, o Conselho elencou alguns dos principais obstáculos a serem superados, conforme dito pela presidente da Comissão e representante titular da PREVIC, Marcella Godoy: “O principal diferencial é que os gargalos foram levantados conjuntamente, numa visão global, mas discutidos de forma segmentada. Onde, a partir de um ecossistema delineado pela PREVIC, nichos afins foram agregados em subcomissões para que pudessem analisar as dificuldades elencadas sob a sua ótica dentro do sistema”.

As subcomissões citadas são três: a primeira é composta por entidades representativas e órgãos do governo; a segunda, por entidades instituídas, multipatrocinadas, setorial e plano família; e a terceira por representantes das entidades criadas pela Lei Complementar 108/2001, pela Lei Complementar 109/2001 e pelas EFPC que administram planos de benefícios para servidores públicos.

“As subcomissões se reuniram em paralelo aos trabalhos oficiais da Comissão, para que pudessem deliberar sobre temas sensíveis ao fomento da previdência complementar fechada no país. A partir daí, cada grupo apresentou suas percepções na 2ª reunião ordinária da COFOM, onde puderam ouvir as contribuições e sugestões de melhorias propostas pelos demais membros”, disse Marcela.

As novas propostas para expansão do setor devem ser apresentadas na próxima reunião do COFOM, marcada para o próximo dia 19 de setembro.

Previdência Social