Secretário defende ajustes para manutenção da Previdência Pública

Durante entrevista ao programa Roda Viva da TV Cultura, o secretário de Previdência do Ministério da Fazenda, Marcelo Caetano, afirmou que a reforma foi proposta com o intuito de manter a Previdência Social Brasileira. As informações foram divulgadas no portal da Previdência.

Contra o argumento de que a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 287/2016 é “dura”, o secretário afirma que ela não é “dura” e sim “necessária”. Ele disse ainda que mesmo que todos os pontos da reforma sejam aprovados, ela não elimina o déficit da Previdência, apenas estabiliza.

Ainda durante a entrevista, Caetano defendeu que a reforma visa a sustentabilidade do sistema, enfatizando que a proposta não privilegia a previdência complementar em detrimento da Previdência Social. “A previdência pública é uma garantia para o trabalhador. Seria ideal que todos nós já estivéssemos conscientizados e que, ao longo da vida poupássemos para garantir um complemento para a aposentadoria. Mas essa contribuição não ocorre na prática. Daí ser necessário uma contribuição compulsória, para garantir ao segurado uma renda no mais adiante”, destacou.

 

Previdência Social