Saúde lança campanha que incentiva a doação de sangue

Você é o tipo certo de alguém! Doe sangue e salve vidas.

O Ministério da Saúde lançou a campanha nacional de doação de sangue com o tema: “Doe sangue regularmente. Com a nossa união, a vida se completa”. 

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou que a doação de sangue é um ato de solidariedade que reafirma o compromisso com a vida e chamou a população a doar. “É importante a doação regular de sangue. Doe sangue regularmente. Vamos nos unir para manter nossos bancos de sangue com reservas suficientes para atender a população brasileira”, afirmou. “É uma política pública muito bem-sucedida que antes, durante e após a crise sanitária continuará no centro das nossas atenções.”

A falta de sangue em hospitais pode levar ao cancelamento de cirurgias e procedimentos. Doar sangue não é apenas um ato de solidariedade, é, principalmente, um ato que salva vidas. 

Doação e vacina da Covid-19

O Ministério da Saúde tem incentivado os brasileiros a doarem sangue antes de serem vacinados. Isso porque há um impedimento temporário para que aqueles que receberam certos tipos de vacinas compareçam aos locais de doação.

No caso do imunizante produzido pelo Instituto Butantan em parceria com o laboratório chinês Sinovac, por exemplo, o período de inaptidão temporária é de 48 horas após cada dose. Para quem recebeu a vacina AstraZeneca/Oxford, produzida no Brasil pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), é de sete dias após cada dose.

Como doar? 

– Para ser doador de sangue, basta estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos e pesar no mínimo 50 kg. 

– Menor de 18 anos deve apresentar formulário de autorização;

– Não estar em uso de medicamentos; 

– Apresentar documento de identificação oficial com foto; 

– Dormir pelo menos seis horas, com qualidade, na noite anterior à doação; 

– Não ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação; 

– Não fumar duas horas antes da doação; 

 

Curiosidades:

Você sabia que, é possível salvar até quatro vidas sendo doador de sangue. O sangue é insubstituível e sem ele é impossível viver.

Doe sangue, salve vidas!

 

*Informações, Gov.br

 

Previdência Social