Saúde inaugura primeira ala indígena em hospital de Manaus

O estado de Manaus recebeu a primeira ala indígena no Hospital Nilton Lins. O Secretário Especial de Saúde Indígena do Ministério da Saúde, Robson Santos da Silva, representa o ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello, participou da inauguração.

Esta é a primeira ala voltada para o atendimento de indígenas com Covid-19, no Amazonas.

De acordo com informações do Ministério, a ala terá 53 leitos; sendo 33 clínicos e 20 Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e cinco Unidades de Cuidados Intermediários (UCI) com possibilidade de expansão.

A nova ala de tratamento, terá ainda, posto de enfermagem, área de expurgo, área de higienização, banheiros, recepção e área administrativa. Um espaço de espiritualização será destinado aos pajés – líderes espirituais dos povos indígenas – e outra área será destinada para armação de redes nas enfermarias clínicas, respeitando a cultura de cada etnia.

A Ala Indígena será voltada exclusivamente para os indígenas que vivem em aldeias. As transferências para a ala destinada aos pacientes indígenas com COVID-19 serão realizadas por meio da Central de Regulação do Amazonas.

Os pacientes que necessitarem de remoção serão incluídos em uma fila composta apenas por indígenas e serão removidos com base na avaliação clínica de médicos e enfermeiros da Central.

Previdência Social