Saque do FGTS e da aposentadoria é prejudicado pela greve dos bancários

A paralisação dos bancários, considerada uma das mais longas da história, tem atrapalhado serviços que não estão disponíveis pelo internet banking ou que são feitos apenas de forma parcial nos correspondentes bancários.

Receber a aposentadoria e o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) se tornaram desafios.  Sem expediente interno, os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) podem usar o cartão-magnético para sacar o benefício no caixa eletrônico. Mas, se precisar retirar o cartão no banco, será necessário esperar o fim da greve.

Em algumas agências, há bancários fazendo pequenos serviços. Mas não é certo que o aposentado conseguirá pegar o cartão. Para segurados do INSS que recebem pela conta-corrente, o saque do benefício pode ser feito no caixa eletrônico.

Nos correspondentes bancários, o trabalhador pode sacar o FGTS, desde que o recurso seja no valor máximo de R$ 1,5 mil. Quem possui o “cartão cidadão”, pode fazer vários saques, no caixa eletrônico da Caixa Econômica Federal ou na Lotérica, até retirar todo o FGTS.

Ontem, em reunião, trabalhadores e bancos não chegaram a um acordo. A greve segue por tempo indeterminado.

 

Previdência Social