São Paulo: Alesp realiza audiência sobre assédio moral contra servidores estaduais

Na última quarta-feira (24), a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) realizou uma audiência pública que debateu formas de combate ao assédio moral contra servidores públicos estaduais, para evitar cenários de sobrecarga, pressão desmedida por resultados, ataques e ofensas.

“O assédio moral virou um tema transversal, que vem assolando todo o funcionalismo público, e nós temos que combater isso. Essa Audiência serve para dar visibilidade ao tema. São casos de depressão, afastamentos e até suicídios. É inadmissível que, no Estado de São Paulo, tenhamos que conviver com esse tipo de situação”, afirmou o deputado Carlos Giannazi (PSOL), organizador da audiência, que também contou com a participação de entidades de classe.

Uma das alternativas está na atuação da Defensoria Pública e a abertura de canais de comunicação e informação para recebimento de relatos e promoção de mudanças de mentalidade entre os gestores e os funcionários.

“Os assédios moral e sexual são questões muito complexas. Desde 2018, a Defensoria Pública instituiu uma política de enfrentamento a isso. Antes, a gente não tinha nenhuma política sobre o assunto, mas recebíamos denúncias e casos individualmente. Foi feito todo um trabalho de estudo, pesquisa de casos internos, elaboração de seminários para apresentar o tema e sensibilizar a gestão”, disse a psicóloga Cristina Oliveira, que coordena a Associação dos Servidores e Servidoras da Defensoria Pública.

*Com informações da Alesp

Previdência Social