Saiba como descobrir e prevenir a pressão arterial

O número de óbitos no Brasil provocadas por pressão arterial vem crescendo a cada ano. Em 2015, foram registradas 47.288 mortes. Em 2019, o número saltou para 53.022. Essa “pressão arterial” diz respeito à força que o sangue faz sobre as artérias para conseguir circular pelo mesmo organismo e se divide em dois tipos: sistólica e diastólica.

A pressão sistólica é aquela exercida sobre os vasos sanguíneos no momento de contração dos músculos do coração e, em níveis normais, chega a até 120 mmHg (como explicado anteriormente, os níveis são considerados elevados quando passam de 140 mmHg).

A pressão diastólica (exercida sobre os vasos sanguíneos no momento de relaxamento do coração) em níveis normais é de 80 mmHg e, em níveis altos, passa dos 90 mmHg. Resumidamente: se a pressão é maior que 14 por 9, isso significa que o coração está se esforçando excessivamente para que o sangue chegue até todo o corpo.

O assessor científico da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (Socesp), Rui Póvoa, explica que a hipertensão arterial é uma doença silenciosa e sem sintomas, que justamente por isso, se torna perigosa.

Geralmente os sintomas da hipertensão aparecem apenas quando a pressão sobre muito e/ou quando o paciente já está exposto à doença por muitos anos, podendo manifestar-se na forma de dores no peito, dor de cabeça, tonturas, zumbido no ouvido, fraqueza, visão embaçada e sangramento nasal.

Como prevenir

O Ministério da Saúde divulgou uma lista de orientações que podem ser colocadas em prática no dia a dia. Confira algumas:

– Manter o peso adequado;

– Não exagerar no sal;

– Evitar alimentos gordurosos;

– Praticar atividades físicas regularmente;

– Aproveitar momentos de lazer;

– Evitar o estresse;

– Não fumar;

– Moderar consumo do álcool;

– Controlar o diabetes;

– Medir a pressão arterial regularmente.

*Fonte: Ministério da Saúde

Previdência Social