Resfriado X coronavírus: Você sabe a diferença entre eles?

Anasps te ajuda a identificar

 

Os sintomas do coronavírus têm sido bastante semelhantes aos de outras síndromes como resfriado e gripe. Isso muitas vezes leva pacientes a se confundirem em relação à sua condição, o que pode gerar problemas, minimizando um cuidado necessário à prevenção contra a pandemia que assola o mundo e o Brasil. Mas será que dá para diferenciar as doenças?

Segundo o Ministério da Saúde, os principais sinais da Covid-19, é febre, tosse e dificuldade para respirar. A pessoa com gripe pode apresentar os mesmos sintomas. Já os resfriados, que duram em média três dias, causam coriza, mal-estar leve, febre baixa. Até o momento, o que tem diferenciado são os últimos passos do cidadão, se ele visitou alguma região de intensa transmissão ou entrou em contato com alguém que tenha visitado. Caso contrário, ele pode estar apenas com gripe.

Médicos e especialistas recomendam que pessoas com sintomas leves não irem a uma unidade de saúde, porque elas podem se contaminar lá. O ideal é buscar o diagnóstico somente se houver febre alta e persistente, cansaço e dificuldade respiratória.

O Ministério da saúde também separou várias matérias de divulgação explicando cada uma das síndromes e como os sintomas se manifestam. Confira aqui.

*Sandy Mendes estagiária sob supervisão de Byanca Guariz

 

Previdência Social