Representantes de aposentados vão à Câmara para pedir mudanças na Previdência

Entidades representativas dos aposentados e pensionistas do Regime Geral de Previdência Social (RGPS) realizaram uma mobilização na Câmara dos Deputados, com apoio da Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Aposentados e Pensionistas.

O objetivo foi pedir mudanças na Previdência Social para aumentar a renda dos aposentados: “O que a gente quer é participar sempre dos debates para que a gente não fique de fora numa possível nova reforma previdenciária e também resgatar aquilo que nós perdemos na última reforma de 2019”, disse Guilherme Santos, um dos representantes da categoria.

O deputado Cleber Verde (MDB-MA), coordenador da Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Aposentados e Pensionistas, citou o Projeto de Lei 4434/08, de autoria do senador Paulo Paim (PT-RS), que prevê a contribuição de manutenção da Previdência Social com base no faturamento da empresa, e não sobre a folha de pagamentos.

A proposta, segundo ele, recupera as perdas dos aposentados ao longo dos anos ao modificar o índice de correção previdenciária. Essa proposição defende a adoção de índice próprio em vez de usar o salário-mínimo como indexador.

“Ao longo dos anos passados, houve um acúmulo de prejuízos a aposentados, que não têm tido a correção da aposentadoria e pensão baseada no processo inflacionário. Ou seja: o pão, o açúcar, a manteiga, o óleo, a cesta básica aumentam os valores, o remédio tem inflação acima das expectativas da correção das aposentadorias e, com isso, quem ganha um salário-mínimo vai ter cada vez mais diminuído o poder de compra”, disse (transcrição via Agência Câmara de Notícias.

Previdência Social