Relatório da reforma tributária foi apresentado para comissão mista

O relatório, sem dúvidas, representa uma mudança na estrutura do sistema tributário brasileiro” diz deputado

A Comissão Mista da Reforma Tributária se reuniu, de forma semipresencial, ontem (4), para a apresentação do relatório do deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB). O foco do relator foi na substituição de tributos como PIS, Confins, IPI, ICMS e ISS pelo imposto sobre bens e serviços (IBS). Ele também sugeriu a criação do imposto seletivo, como forma de complementação ao IBS. Na próxima semana, Ribeiro vai apresentar a versão final do seu relatório, com base em possíveis novas sugestões de parlamentares.

O relator explicou que seu relatório é um compilado do que foi debatido dentro da comissão. Ele disse que aproveitou a contribuição de senadores e deputados e também de participantes das audiências públicas realizadas antes da pandemia, ainda no início de 2020. Na visão do relator, o trabalho da comissão poderá colaborar com um sistema mais simples, transparente e justo, que permita a geração de emprego e renda.

O relatório, sem dúvida, representa uma mudança na estrutura do sistema tributário brasileiro e servirá para que possamos receber as críticas e aperfeiçoá-lo”, declarou o deputado.

*Com informações, Agência Senado

Previdência Social