Relatório aponta problemas que afetam “saúde” da internet

O relatório Internet Health Report 2019 – que é uma compilação de estudos e análises para identificar periodicamente os principais problemas da internet, mapear o que influencia esse ecossistema e discutir estratégias a serem adotadas por diversos atores (como governos, empresas e organizações da sociedade) -, mostrou que mudanças na inteligência artificial, na publicidade digital e na coleta e no processamento de dados afetam o estado da rede mundial de computadores e precisam ser discutidos pela sociedade.

Uma das principais preocupações é com o avanço da inteligência artificial (IA), cada vez mais disseminado no ambiente online hoje. “Sem necessariamente saber, qualquer um que use internet hoje está interagindo com alguma forma de automatização de IA”, registra o relatório.

De acordo com o estudo, é preciso entender essas tecnologias, decidir o que se quer para elas e prestar atenção aos riscos.

O relatório indica como tema central da internet o crescimento da publicidade digital. O grau intensivo de personalização (direcionamento dos anúncios a partir do perfil do usuário) vem impulsionando a coleta cada vez maior de informações sobre os usuários, sem que eles saibam quais dados estão sendo registrados ou como estão sendo combinados para convencê-los a comprar produtos.    

Previdência Social