Relator da reforma garante que trabalhador não perderá direitos

Relator da comissão da reforma trabalhista, deputado Rogério Marinho (PSDB-RN), afirmou que nenhum direito será retirado do trabalhador na reforma da legislação. A segunda reunião da comissão aconteceu nesta terça-feira (14). Marinho disse que a expressão que prefere usar no lugar de “reforma trabalhista” é “modernização” e lembra que as leis já têm mais de 70 anos.

O parlamentar garantiu que nenhum direito da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) vai ser tirado do trabalhador. Direitos como férias, licença-maternidade, Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), 13° salário e plano de saúde não tiveram alteração no projeto enviado ao Congresso e os parlamentares também não vão fazê-las.

Ao ser questionado sobre o eventual prejuízo que o trabalhador pode sofrer com a tramitação de duas reformas importantes (a da Previdência e trabalhista), o relator afirmou que não haverá problemas e disse que a população precisa ter informações corretas sobre o projeto. Marinho lembrou também que o Congresso normalmente é criticado pela lentidão nos trabalhos, mas que agora os setores da sociedade criticam a Casa por trabalhar em dois temas importantes ao mesmo tempo.

Previdência Social