Regime único pode ser incluído nos estudos da reforma da previdência

Presidente quer as mesmas regras para trabalhadores do setor privado e funcionários públicos

O ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, informou que a equipe que compõe o atual governo pediu que estudos sobre a reforma da Previdência inclua “todos” no novo regime.

Padilha pontuou ainda que Michel Temer busca igualdade no novo modelo em que todos são iguais perante a lei, com as mesmas regras para os trabalhadores do setor privado e funcionários públicos. “O pessoal começou a ver quais as variáveis para pensarmos em um regime único e qual seria o tempo de transição para esse regime. Temos algumas disparidades. Entre o servidor público e o trabalhador do regime celetista está muito fácil hoje, pois o teto está definido”, disse.

Ao abordar sobre os números da Previdência, Padilha afirmou que em breve o déficit não caberá no Orçamento Geral da União. A ideia do governo é que o novo sistema já seja alvo da reforma da Previdência a ser enviada ao Congresso Nacional, ainda este ano.

Segundo informou o ministro, o grupo de trabalho formado pela Casa Civil, Planejamento, Fazenda, Trabalho e Desenvolvimento Social está dedicado a mapear quais seriam as variáveis e qual seria o tempo de transição para esse regime único. Na ocasião, Padilha reafirmou que os trabalhadores que têm o direito à aposentadoria não sofrerão mudanças ou prejuízos, e os militares serão inclusos no novo regime.

 

Previdência Social