Reforma prevê fim da progressão automática no setor público

O governo quer acabar com a progressão automática no funcionalismo público e passar a promover servidores apenas por mérito. A proposta de mudança faz parte da reforma administrativa, que será encaminha pelo Executivo ao Congresso. O presidente Jair Bolsonaro afirma que a reforma administrativa só vai atingir os novos servidores.

A intenção da equipe econômica é reduzir distorções e alongar o tempo que o funcionário leva para chegar até o topo da carreira. Hoje, 33% dos servidores alcançam o cargo máximo em 20 anos. Ainda não está claro se a reforma será somente para futuros servidores ou se seria válida para funcionários na ativa, o tempo de serviço deixaria de ser o principal critério para promoção.

As medidas serão apresentadas na quinta-feira (31). O governo pretende fazer outros ajustes nas regras do funcionalismo, como, por exemplo, que o número de carreiras, hoje em 117, será reduzido ao máximo, o número final da carreira ainda não está ao certo, o principal objetivo é criar uma estrutura mais simples de ser administrada.

Informações O Globo  

 

Previdência Social