Reforma prevê convergência nas regras de concessão de aposentadorias

A reforma da Previdência Social, deve exigir ajustes nas regras de concessão de aposentadorias dos regimes especiais como os de professores e policiais. Porém, a junção dos critérios será feita gradualmente, a partir da aprovação da reforma até convergirem totalmente para o critério geral. Mas o secretário não informou em quanto tempo será feita essa convergência.As informações foram divulgadas pelo jornal Valor Econômico.

As alterações nos regimes especiais, visam compatibilizar a idade mínima de 65 anos para aposentadoria e o tempo de contribuição com as categorias, que normalmente é menor.

O secretário da Previdência Social, Marcelo Caetano, participou de uma reunião fechada com secretários de Fazenda dos Estados no Fórum Fiscal dos Estados Brasileiros para discutir a reforma da Previdência. Um dos pontos debatidos no encontro foram às regras de aposentadorias dos regimes especiais.

“Os Estados estão preocupados com a sustentabilidade e veem a necessidade de convergência das regras de aposentadoria”, disse.

 

Previdência Social