Reforma do SUS volta a ser debatida na Câmara dos Deputados

Volta a ser debatida nesta quarta-feira (3), em audiência pública na Câmara dos Deputados, a reforma do Sistema Único de Saúde (SUS), a partir das 9h30. As propostas constam em relatório do Banco Mundial.

O relatório aponta áreas de ineficiência no sistema público de saúde brasileiro e mostra caminhos para o país evitar desperdícios na ordem de R$ 22 bilhões por ano.

Entre as medidas estão a expansão de equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF), a criação de redes de saúde para prover os municípios pequenos e alta complexidade e a integração digital de dados em saúde.

A integração desse tripé é tida como fundamental para melhorar a eficácia e garantir a sustentabilidade do SUS. Porém, algumas dessas medidas têm um custo político evitado até agora. A substituição do modelo de saúde municipalizada para a criação de redes integradas de saúde é uma delas.

A proposta é que grupos de municípios menores se unam e dividam um mesmo sistema com provedores de serviços de saúde, como laboratórios, ambulatórios e hospitais.

Embora já existam no país, iniciativas nesse sentido, elas, em geral, não conversam com o conjunto de toda a rede de assistência. Por isso, são importantes regulação e controle robustos para evitar que lobbies deste ou daquele grupo político continuem ditando as regras a despeito do que comprovadamente seja mais eficaz para o sistema.

Previdência Social