Reforma da Previdência virou uma corrida por privilégios, diz presidente do IBGE

O presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Paulo Rabello de Castro, disse que as propostas de mudanças na aposentadoria enviada pelo governo Temer, é uma “reforma mínima”.

“Quem acha que essa é uma reforma muito séria, muito dura, não tem noção dos dados demográficos brasileiros e da situação fiscal”, disse. Castro ainda alerta que a discussão está contaminada pela “confusão”, entre Previdência e assistencialismo e que o que se vê hoje no Brasil é uma “corrida de privilégios”.

O presidente ainda pontou que está torcendo para que a matéria possa ser aprovada. “Eu torço para que ela seja aprovada. Tendo em vista que a gente poderia chamar de reforma mínima. É uma reforma do sistema atual. Sem mudança do sistema. Muito proximamente teremos que debater a Previdência do futuro, que vai ter de passar a ser uma Previdência dotada de lastro, aquela que hoje é praticamente inexistente no Brasil. Essa vai ser a verdadeira resposta para as próximas gerações”, finalizou.

Previdência Social