Reforma da Previdência será votada apenas em 2017

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou esta manhã que a proposta de reforma da Previdência que o governo promete enviar ao Congresso neste mês só será votada em plenário em 2017.

Segundo ele, mesmo que o projeto chegue ao Legislativo no prazo prometido, o máximo que será possível fazer até dezembro é concluir a análise inicial da proposta, com a aprovação do texto pela comissão especial que a Câmara vai criar para debater o assunto antes do plenário.

Maia destaca que até o final do ano terminará com a Comissão e ressalta ainda que sua prioridade mesmo é a PEC 241, que limita os gastos públicos.

“A reforma da Previdência eu acho que eu termino na comissão até o final do ano. A minha prioridade mesmo, que acho que para o governo e para o Brasil é fundamental, é a PEC do teto dos gastos”.

De acordo com economistas, as duas propostas são essenciais para o Executivo, pois segundo eles o governo tem se esforçado bastante para ajustar as contas públicas e criar novas condições de retomada. Os estudiosos afirmam que sem reformas que freiem os gastos da Previdência, os efeitos do teto dos gastos serão passageiros.

Previdência Social