Reforma da Previdência será votada apenas em 2017

Em seu último dia de viagem aos Estados Unidos, o presidente Michel Temer disse que as propostas de seu governo, no que se refere às mudanças nas regras da Previdência Social só serão apreciadas pelo Congresso Nacional no ano que vem.

Segundo ele, por se tratar de um tema bastante polêmico, a reforma previdenciária exigirá uma discussão mais ampla. “A reforma da Previdência, não há dúvida, envolve uma discussão muito mais ampla. Vocês sabem isso é tradicional. Já existiram tentativas de reforma da Previdência no passado, como resistências. Então, esta vai ficar para o ano que vem, quer dizer, a aprovação”, disse.

Entre as propostas que estão sendo estudadas para a reforma da Previdência, estão a regra de transição, idade mínima para a aposentadoria, além de um pedágio para completar a idade que falta para a aposentadoria. Além disso está sendo estudada a possibilidade de cobrança de uma contribuição mínima individual do trabalhador rural.

Temer destacou ainda, que a Proposta de Emenda à Constituição (PEC 241/2016) que impõe um teto para os gastos públicos deverá ser aprovada ainda em 2016. Mas segundo ele, o Palácio do Planalto já articulou com o parlamento, para o projeto que modifica a Constituição, ser analisado nos próximos meses.

 

Previdência Social