Reforma da Previdência ficará para outro momento

O presidente Michel Temer, desistiu de enviar a proposta de reforma da Previdência ao Congresso Nacional, antes das eleições, como havia sido prometido. Essa decisão foi proferida ontem, em jantar no Palácio da Alvorada, para avaliar as medidas necessárias para sanar as contas públicas.

Durante o encontro, ministros e líderes da base aliada concluíram que, se a proposta de reforma da Previdência fosse encaminhada agora, o projeto pouco avançaria, tendo em vista que a prioridade no momento, é a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 241/2016 que limita um teto para os gastos públicos.

O recuo de enviar a reforma da Previdência, foi chancelada pelo senador, Aécio Neves (PSDB-MG). Segundo ele, a proposta deve ser enviada, somente quando estiver totalmente concluída.

Entre as propostas que estão sendo discutidas, estão a regra de transição, idade mínima de 65 anos para a aposentadoria de homens e mulheres, além de um pedágio para completar a idade que falta para a aposentadoria. Além disso, está sendo estudada a possibilidade de cobrança de uma contribuição mínima individual do trabalhador rural, o fim da paridade do servidor inativo com ativo, a desaposentação que poderá ser proibida e outros pontos.

 

Previdência Social