Reforma da Previdência é divisor de águas, diz ministro do Planejamento

Em palestra no Latin American Cities Conferences, que é organizado pelo Conselho das Américas em Brasília, o ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Dyogo Oliveira, afirmou que já existe uma percepção positiva sobre o Brasil e a aprovação da reforma da Previdência vai materializar decisões de investimentos no país. Oliveira disse ainda que há um processo de retomada gradual e contínua da economia. O ministro citou que a intenção de investimento no país tem se recuperado.

Neste ano, pela primeira vez, haverá uma redução – para algo abaixo de 19,5% do PIB. “Vamos observar uma redução gradual do tamanho do Estado na economia”, afirmou. De acordo com o ministro, o passo decisivo virá com as mudanças na área previdenciária. “A reforma da Previdência é um divisor de águas entre a situação pretérita e a que queremos alcançar”, definiu.

Sem a reforma, lembrou Dyogo, a despesa com pensões e aposentadorias sairá dos atuais 7,3% para 17% do PIB em 2060. “Estamos aplicando muito em Previdência e pouco em investimentos e em inovação.” Com a reforma, esse percentual deve ficar entre 8% e 9%, disse.


 

Previdência Social